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Gestão de restaurantes: 06 dicas para ter sucesso nos negócios

Confira dicas para realizar a gestão de restaurantes de forma eficaz e garantir um empreendimento de sucesso.

Os desafios que os gerentes de restaurantes devem se preparar para enfrentar são diversos e, para superá-los com sucesso, são necessárias habilidades que vão desde as relações-públicas ao atendimento ao cliente, da organização dos recursos humanos à do estoque e muito mais.

Quer esteja nas mãos do proprietário ou do gerente do restaurante, a gestão de restaurantes é uma atividade complexa que também pode oferecer grande satisfação. Identificamos 06 dicas para melhorar a eficiência, obter resultados em termos de rentabilidade e ter sucesso nos negócios.  

 

Quais são os desafios da gestão de restaurantes?

Desde uma má organização do estoque até erros na escalação de funcionários, qualquer elemento negligenciado pode levar à perda de receita e funcionários e clientes insatisfeitos.

A falta de eficiência na gestão de restaurantes pode ser atribuída a vários fatores que afetam a lucratividade e a experiência do cliente.

Nos parágrafos a seguir, você encontrará 06 sugestões a seguir para evitar tudo isso e dar vida a uma atividade capaz de atrair novos públicos e fidelizá-los.

 

1. O cliente é sempre o centro das atenções

Talvez seja esta a regra de ouro, uma versão 2.0 do lema “o cliente tem sempre razão”.

O tratamento da reclamação de um cliente – fundamentada ou não, pouco importa – diz muito sobre a capacidade de reação e enfrentamento dos desafios do dia a dia.

Até porque, se o cliente ficar satisfeito com a resposta que obtém, voltará com mais vontade, caso contrário é provável que se perca para sempre.

Não só isso, o potencial de uma boa avaliação nos canais sociais não deve ser subestimado, por isso é importante que haja uma gestão eficiente de todos os canais.

 

2. Estratégias promocionais na gestão de restaurantes

Colocar o público no centro das atenções também significa construir estratégias promocionais ad hoc e explorar os dados disponíveis para oferecer exatamente o que ele deseja. 

A publicidade tem um papel fundamental no sucesso de um restaurante, mas hoje não é preciso investir grandes quantias para ver resultados.

Graças às redes sociais, os clientes-alvo podem ser alcançados e, graças à sua satisfação, o boca a boca fará o resto.

 

3. Compartilhe metas com a equipe

A eficiência e o desempenho dos colaboradores, desde a cozinha ao ambiente de jantar, passando pelo back-office, assentam numa partilha transparente das regras, em primeiro lugar, e dos objetivos a atingir, em segundo lugar. 

Para que uma estratégia seja eficaz, é fundamental que todos – principalmente os responsáveis ​​pelo atendimento ao público – conheçam os valores do restaurante ou rede e sejam capazes de transmiti-los, comunicando-se com o cliente.

Por este motivo, é bom que sejam planeadas ações de formação e eventos extra laborais para melhorar a colaboração entre os colegas e fortalecer o espírito de equipa.

 

4.  Atenção à gestão do dinheiro

A gestão dos pagamentos é uma das principais armadilhas da restauração e atividades comerciais em geral.

O controlo dos colaboradores deve realizar-se de forma totalmente transparente, com comunicação das ferramentas e tecnologias acionadas para, antes de mais, melhorar as operações e verificar situações mais ou menos fraudulentas.

Ao conhecerem as iniciativas empreendidas para uma gestão mais segura das transações, os colaboradores sentir-se-ão mais seguros de poder trabalhar com total honestidade e transparência e beneficiarão o ambiente e a relação com os clientes.

Os pagamentos eletrônicos agilizaram e simplificaram muito a gestão do dinheiro, mas para que correspondam sempre às expectativas, existem algumas boas práticas a seguir. 

 

5. O suporte de um sistema de caixa eletrônico 

Um sistema integrado capaz de centralizar tanto a gestão de pedidos quanto o pagamento no caixa, comunicando-se em tempo real também com a cozinha para o preparo pontual dos pratos, auxilia o restaurador a acompanhar recebimentos, fluxo de caixa ou pagamentos eletrônicos e até estoque.

 

6. Cálculo de custos é fundamental para gestão de restaurantes

O cálculo dos custos também é uma das variáveis ​​que podem realmente determinar o sucesso da gestão de um restaurante.

Um software mais inovador permite-lhe identificar as matérias-primas necessárias e também realizar encomendas automáticas, escolhendo o fornecedor mais conveniente em função do período, evitando assim ficar com estoques reduzidos.

Desta forma, além de um controle de estoque mais eficaz, ele será otimizado com uma visão de 360 ​​graus de todas as atividades dentro das instalações.

Como vimos no artigo, a gestão de restaurantes envolve diversas responsabilidades, desde a seleção e organização dos recursos humanos até a contabilidade e análise de vendas. As ferramentas disponíveis hoje para proprietários e gerentes facilitam muito as atividades operacionais e ajudam a ter controle total de todos os aspectos. A maior eficiência também é percebida pelo público, que encontrará qualidade com preço justo e uma experiência à altura das expectativas, aumentando o faturamento.

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