fbpx

Eclética Blog

Nutrindo o mercado do food com conhecimento

Delivery integrado com iFood, Rappi e os principais APP´s de vendas do mercado.

Nutrindo o mercado do food com conhecimento

Delivery integrado com iFood, Rappi e os principais APP´s de vendas do mercado.

Franquia de restaurante: vale a pena investir?

Muito se fala que um dos setores da economia brasileira que mais cresce nos últimos anos, mesmo com a crise causada pela pandemia de covid-19, é o de alimentação.

Mas investir nesse ramo, assim como em outros, requer muito planejamento e estudo, análise de mercado e diversos outros fatores.

Por conta disso, muitos empreendedores acabam fazendo a opção de investir em uma franquia.

Se você está planejando investir no ramo de alimentação e a franquia de um restaurante é uma opção que você considera bastante promissora, continue lendo este artigo para saber se realmente vale a pena investir!

 

Franquia de restaurante: vale a pena investir?

Todo empresário ou empreendedor sabe que para investir, além do planejamento esmiuçado, o investimento inicial também é um fator de extrema importância.

O setor de alimentação, que engloba restaurantes, lanchonetes, hamburguerias, confeitarias e várias outras vertentes, vêm crescendo cada vez mais em todo o Brasil.

Muitos empreendedores consideram a opção de investir em uma franquia por conta de todo o respaldo oferecido por esse sistema, que acaba aparentando ser uma forma mais segura de fazer um negócio dar certo.

Mas, como em todos os ramos de empreendimentos, existem os prós e os contras.

Apostar em uma franquia de restaurante nos últimos tempos pode ser uma boa opção. Isso porque trabalhar com um nome já conhecido no mercado é uma forma muito mais fácil de consolidar a reputação do seu negócio. Sem contar que o sistema de franquia oferece uma série de benefícios aos seus franqueados.

Mas apesar de bastante atrativo, investir em um sistema de franquia de restaurante pode não ser tão simples como parece e apenas o dinheiro para o investimento não basta.

 

ATENÇÃO AS EXIGÊNCIAS

Toda franquia, independente do ramo, possui algumas exigências que devem ser cumpridas por aqueles que pensam em usar o nome da marca em seu negócio e, para os candidatos a franqueados, o cumprimento dessas exigências para o padrão da marca pode ser algo bem difícil de se conseguir.

Quem pensa em investir em uma franquia de restaurante deve ter em mente que vários aspectos são considerados pela empresa antes de autorizar o empreendedor a ser um franqueado, como ponto de localização ideal, eventos, parcerias e tudo o mais que possa estar relacionado ao nome da marca.

 

Franquia de restaurante – por onde começar

Se você já se decidiu pelo investimento no ramo de alimentação e optou por trabalhar sob o sistema de franquia, é hora de começar a fazer o seu planejamento de maneira bem detalhada.

Leve em conta o local no qual pretende instalar o restaurante, os valores médios dos produtos comercializados no estabelecimento, o público-alvo e o público da região escolhida para a instalação do local e muitos outros detalhes.

Lembre-se sempre que, tanto para você, empreendedor, quanto para o dono da franquia de restaurante, o foco principal é e será sempre o consumidor final. É ele quem vai determinar o sucesso ou o fracasso do seu negócio com todos os fatores que englobam a satisfação do consumidor.

O dono de uma franquia de restaurante, em busca da qualidade em todos os processos por trás do nome da marca, vai prezar pela qualidade de atendimento, dos serviços oferecidos e todos os processos.

Para isso, é de praxe que haja um treinamento padrão, bem como a exigência de instalação de um sistema de controle dos processos internos do restaurante que pode ou não ser integrado à franquia, treinamento de funcionários e toda a parte relacionada com o marketing do negócio.

 

A DÚVIDA MAIS FREQUENTE

Uma das maiores dúvidas de todo novo empreendedor e que também não é diferente no sistema de franquia de restaurante: e o lucro, quando vem? 

Depois que você investe em uma franquia de restaurante, o prazo médio considerado para o retorno do investimento inicial gira em torno de 12 a 24 meses. Só depois desse tempo é que será possível pensar em vislumbrar o lucro.

Vale lembrar que o prazo médio para o retorno em novos investimentos gira em torno de 5 anos, o que torna o investimento em uma franquia de restaurante algo bastante atrativo, já que reduz esse tempo em praticamente metade.

Depois de conhecer um pouco mais sobre o sistema de franquia de restaurante, é hora de pesar os prós e contras e se empenhar no novo negócio!

especialistas em SISTEMA PARA RESTAURANTE

Tire dúvidas e compreenda como a solução definitiva da Eclética para hamburguerias, pizzarias, franquias e restaurantes pode potencializar seu estabelecimento.