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Como aumentar o lucro do seu restaurante de sushi em pouco tempo

Aumentar o lucro do seu restaurante de sushi imediatamente é possível, mas para isso você precisa de um cardápio perfeito.

Neste guia veremos juntos os principais fatores econômicos a serem considerados na hora de escolher os pratos a serem propostos em seu cardápio.

Para criar o menu perfeito você tem que começar com esta pergunta: os pratos do seu cardápio estão gerando lucros suficientes?

Seu cardápio deve ser pensado e criado para garantir o retorno econômico certo.

Muitos estudos econômicos mostraram que escolher a combinação certa de pratos para oferecer no cardápio representa o sucesso do seu negócio. Esses estudos são baseados em técnicas já consolidadas nos Estados Unidos no início da década de 90 e agora consideravelmente aprimoradas.

Essa nova forma de “construir” o cardápio chama-se engenharia de cardápio, aplicando-a ao seu restaurante você pode criar cardápios perfeitos e aumentar imediatamente o lucro do seu restaurante de sushi. Essa técnica visa aumentar seus ganhos atuando no aumento do gasto médio por cliente e no aumento dos ganhos médios.

Mas agora chega de bate-papo, vamos descobrir como fazer isso imediatamente.

 

Crie seu menu perfeito imediatamente

Para criar seu cardápio perfeito, você deve começar analisando os pratos do seu cardápio.

Independentemente se você oferece rodízio ou a lá carte, todo dono de restaurante como visa gerar renda suficiente para pagar funcionários, serviços, equipamentos, aluguel e garantir seu salário.

Fazer pratos bons e suculentos é um ótimo ponto de partida, mas para se manterem vivos esses pratos precisam render o suficiente. Para isso, você terá que seguir cuidadosamente os passos que estou prestes a listar.

 

Quantos pratos incluir no menu

Primeiro você precisará reduzir o número de pratos no seu cardápio!

O menu perfeito consiste numa escolha de 5-7 pratos por prato, desta forma pode gerir facilmente os pedidos e ter maior controlo sobre os custos das matérias-primas. (Lembre-se de rodar os pratos de acordo com a sazonalidade dos produtos)

 

Como escolher os pratos a serem incluídos no menu?

Escolher os pratos a oferecer é simples, escolher os certos pode ser mais complicado, por isso peço um pouco de esforço.

Para escolher os pratos certos você precisa saber quais são os pratos mais vendidos (para encontrar os pratos mais vendidos, basta navegar pelos pedidos anteriores, pois um período de tempo refere-se à sazonalidade de seus menus, os custos de aquisição de matérias-primas, necessários para a realização dos pratos propostos e o preço de venda dos pratos,

Esses dados servirão para você estabelecer os três aspectos fundamentais de um cardápio perfeito, a saber:

  • Popularidade do prato:  a popularidade do prato permite identificar os pratos mais vendidos em seu cardápio. A popularidade está, portanto, ligada ao número de pedidos desse prato por parte dos seus clientes. (a popularidade é obtida a partir do número de pratos vendidos, por exemplo espaguete, dividido pelo número total de pratos vendidos em um determinado período;
  • Custo das matérias-primas para cada prato: é importante saber quanto custa fazer espaguete com molho de tomate ao invés de carbonara;
  • Ganhos por prato:  ao subtrair os custos por prato do preço de venda, você obtém o pagamento. Este valor permite identificar itens do menu com margem alta e com margem baixa ou nenhuma.

 

Tipos de pratos para aumentar o lucro do seu restaurante de sushi

Depois de ter todos os dados, você pode finalmente criar seu menu perfeito. De fato,  a popularidade e os ganhos permitem identificar quais pratos são:

  • Mais solicitado por seus clientes, mas com uma margem baixa para você;
  • Os pratos fortes, aqueles que têm alta demanda e alta margem;
  • Destaque, com margem alta, mas pouca demanda;
  • A serem eliminados, pois não estão em demanda e têm uma margem baixa.

A matriz pode ser facilmente criada usando o Excel, criando uma tabela com o nome do prato, popularidade e ganho, criando um gráfico de dispersão.

O menu perfeito é composto pela combinação certa de pratos fortes, os mais pedidos e os que merecem destaque. Para cada tipo de prato, no entanto, você terá que adotar uma estratégia diferente.

 

O cardápio perfeito para seu restaurante de sushi

Depois de eliminar os pratos não rentáveis ​​do seu menu, basta aplicar alguns pequenos truques para os pratos individuais. Em detalhe:

Para os pratos principais, terá de ter a certeza de captar a atenção do cliente, através de:

  1. melhor posicionamento;
  2. através de uma descrição mais precisa, talvez acompanhada de uma foto.

Para os pedidos mais populares, você precisará aumentar a margem em:

  • um ligeiro aumento no preço de venda;
  • diminuição dos custos por prato;
  • alternativamente você pode tentar colocar essas placas em uma posição com menos visibilidade

Para que os pratos se destaquem, terá de se certificar de incentivar a sua venda, transformando-os assim em pratos fortes, pode fazê-lo através de:

  • melhor posicionamento;
  • criar promoções temporárias como ofertas e degustações;
  • melhorando a descrição do prato.

Você absolutamente não deve negligenciar esses passos para tornar seu restaurante de sushi um negócio realmente lucrativo. Ao aplicar este método simples, você pode melhorar imediatamente o desempenho do seu negócio. 

Dica bônus: tenha sistemas em funcionamento que verifiquem a agenda, as planilhas de horas e a frequência dos funcionários. Fique de olho nos funcionários que chegam atrasados, bem como aqueles que chegam cedo, mas começam o turno atrasados. A implementação de procedimentos de entrada/saída mais rigorosos pode economizar horas de trabalho a cada semana e, consequentemente, seus gastos

Por fim, é sempre um bom investimento treinar bem sua equipe. Isso reduzirá a rotatividade de funcionários e capacitará sua equipe a ser mais produtiva e se sentir mais satisfeita com o trabalho.



especialistas em SISTEMA PARA RESTAURANTE

Tire dúvidas e compreenda como a solução definitiva da Eclética para hamburguerias, pizzarias, franquias e restaurantes pode potencializar seu estabelecimento.