fbpx

Eclética Blog

Nutrindo o mercado do food com conhecimento

Delivery integrado com iFood, Rappi e os principais APP´s de vendas do mercado.

Nutrindo o mercado do food com conhecimento

Delivery integrado com iFood, Rappi e os principais APP´s de vendas do mercado.

5 dicas para tornar seu estabelecimento uma franquia de restaurante

Se você está pensando em transformar seu estabelecimento em uma franquia de restaurante, parabéns! Expansão significa que seu negócio é viável, superou suas metas e ganhou reconhecimento de marca. 

Como franqueador ou proprietário de um grupo de hospitalidade, você é responsável pelo sucesso de vários franqueados e restaurantes. Você precisa fornecer aos franqueados e à sua equipe corporativa em crescimento a orientação, a tecnologia e as estratégias de marketing necessárias para sustentar o negócio.

Siga estas 5 dicas sobre como ter uma franquia de restaurante para definir seus locais corporativos e franqueados para o sucesso:

 

 

01. Conheça o mercado da sua franquia de restaurante

Dissemos que a ideia por si só de ter uma franquia de restaurante não é suficiente. De fato, é preciso entender se a ideia é economicamente sustentável. A análise do mercado e dos diversos setores de produtos pode ajudar a estimar o nível de demanda dos produtos que você pretende comercializar e disponibilizar aos afiliados. Entrando nos detalhes da análise de mercado, pode acontecer que tenhamos indicações de setores de produtos com maior demanda em áreas diametralmente opostas à ideia inicial.

 

02. Identificando a marca e tornando-a única

Depois de identificar o setor no qual lançar ou transformar a empresa em um negócio de franquia, passamos à identificação do nome e da marca e à sua proteção. De fato, os sinais distintivos de uma atividade são essenciais, pois representam um importante fator de reconhecimento empresarial. O registro da marca confere ao titular os direitos exclusivos de uso que, posteriormente, serão parcialmente cedidos as afiliadas.

 

03. Assumindo custos e prazos da franquia de restaurante

Quando você decide iniciar um novo negócio, ou relançar um já existente, uma das primeiras coisas a fazer é elaborar um plano de negócios. O plano de negócios é um documento que contém a síntese da ideia de negócio, com avaliação detalhada da viabilidade econômico-financeira, dentro dos prazos e métodos de implementação de cada fase do projeto. 

Simplificando, o plano de negócios serve para colocar da caneta no papel o que é necessário para montar uma atividade, quanto dinheiro é necessário e quanto tempo leva para começar a funcionar.

O plano de negócios será acompanhado de um plano de marketing – ou seja, a organização de todas as atividades a serem realizadas – e um plano de comunicação que planejará as mensagens a serem transmitidas ao target de referência do negócio de franquia.

 

04. Elaboração do contrato setorial

Franquias se baseiam na colaboração entre uma empresa que produz ou distribui determinados produtos e uma empresa que os comercializa. Esta colaboração é sancionada por um contrato de franquia, um acordo oficial em todos os aspectos, que definirá a duração do contrato entre o franqueador e o franqueado, a presença ou ausência de taxas de entrada conferidas pelos franqueados, os royalties cobrados pelo franqueador, as obrigações e deveres do franqueado e do franqueador e, por fim, as cláusulas de proteção. 

A elaboração de um bom contrato de franquia auxiliará posteriormente na gestão de seus próprios franqueados.

 

05. Criação e organização da rede

O franqueador tem obrigações para com os franqueados. Essas obrigações já começam nas etapas de organização da rede de afiliados com a elaboração de um programa comercial de afiliados claro, completo e economicamente viável para os afiliados. Da mesma forma, é importante que o franqueador tenha controle sobre a difusão de sua marca e a territorialidade do negócio e garanta que não haja muita concorrência entre seus franqueados na mesma área geográfica.

 

Dica bônus para uma franquia de restaurante de sucesso

 

Franquia de restaurante

 

Criação do material informativo e definição da imagem das lojas

A imagem da loja, referência do negócio de franquias, é um elemento determinante que não deve ser subestimado. A organização de uma loja deve ser pensada para orientar os clientes de fora para dentro, das montras à organização dos espaços e à disposição das prateleiras. 

Uma loja deve ser acolhedora e funcional. Da mesma forma, todo o material informativo: de brochuras a catálogos, de expositores a cartões de visita requer um investimento importante, a ser tratado ao pormenor.

Ser dono de restaurante é um feito impressionante. Ser franqueador e operar um grupo de hospitalidade é uma conquista ainda mais formidável. Embora a maioria das estratégias que você usou como dono de restaurante independente possa ser transferida quando você se torna um franqueador e administra uma rede, nossas dicas de franquia de restaurantes podem ajudar seu negócio em crescimento a ir além.

 

especialistas em SISTEMA PARA RESTAURANTE

Tire dúvidas e compreenda como a solução definitiva da Eclética para hamburguerias, pizzarias, franquias e restaurantes pode potencializar seu estabelecimento.