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Nutrindo o mercado do food com conhecimento

Delivery integrado com iFood, Rappi e os principais APP´s de vendas do mercado.

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4 cuidados para não precificar errado no delivery

Você já parou para pensar no prejuízo de precificar errado no delivery do seu negócio? 

Defina seus preços muito baixos e você não lucrará. Defina-os muito altos e você perderá novos clientes.

Muitos donos de restaurantes resolvem atirar no escuro e esperar chegar a preços que os clientes estão dispostos e felizes em pagar – mas esse tipo de mentalidade de “jogar na parede e ver o que gruda” tende a levar a grandes erros de precificação. 

A precificação de produtos é um dos aspectos mais complicados da administração de um negócio – especialmente durante uma pandemia, quando os gastos do consumidor caem em muitas categorias.

Precificar com precisão seus produtos pode levar a mais oportunidades de crescimento para sua empresa e posicioná-la bem em relação aos concorrentes. No entanto, o preço do produto não é uma ciência exata e o preço certo na hora certa está sujeito a alterações.

Embora o processo possa ser difícil de entender, existem alguns “nãos” definitivos que as empresas precisam evitar – erros comuns que as empresas geralmente cometem ao precificar seus produtos. 

Esteja você lançando um novo produto no seu delivery ou revisando seu preço de venda atual, este artigo foi feito pra você.

Neste guia de preços de produtos, abordaremos a importância de revisar sua estratégia atual de preços de produtos, como precificar seus produtos e maneiras de reduzir custos para que seus delivery permaneça acessível e à todo vapor em 5 dicas essenciais.

 

 

1. Preços baseados exclusivamente na redução da concorrência

Determinar preços com uma mentalidade de “veja como somos mais baratos que a concorrência” raramente é uma boa aposta. A forma como você precifica seu delivery molda como os clientes percebem seu valor e a legitimidade do seu restaurante como um todo.

Preços mais baixos geralmente podem ser confundidos com qualidade mais baixa, portanto, se isso é tudo o que seus clientes em potencial estão ouvindo, seu produto pode parecer de maior risco ou não confiável.

Lembre-se de que isso não significa que você não possa oferecer preços mais baixos do que seus concorrentes – significa apenas que você não deve se vender radicalmente e liderar com os descontos que oferece em relação à concorrência. As perspectivas precisam ser vendidas pelo valor, e valor não significa necessariamente “pechinchas”.

 

2. Complicando demais a apresentação de preços

De acordo com um artigo de pesquisa do Journal of Consumer Psychology sobre economia comportamental, os preços que contêm mais sílabas quando falados parecem drasticamente mais altos para os clientes. O que isso significa exatamente?

Compare os preços de:

R$1,499.00

R$1,499

R$1499

Tecnicamente, todos significam a mesma coisa. Mas, de acordo com o estudo, os participantes sentiram que o primeiro e o segundo exemplos eram muito mais altos do que o terceiro. Por quê? Bem, quando as sílabas e vírgulas extras foram adicionadas aos preços, esses preços pareciam mais altos.

Os pesquisadores indicam que esse fenômeno ocorreu mesmo quando os preços não foram declarados em voz alta, o que significa que ler o preço em voz alta em sua cabeça foi suficiente para torná-lo mais caro.

O que isso significa para você? Idealmente, você evitará todas e quaisquer adições “desnecessárias” à sua estrutura de preços. Pode parecer bobo, mas a pesquisa nos mostrou que você deve ter um produto de “R$50” em vez de um produto de “R$50,00” – mesmo que representem o mesmo custo.

 

3. Para não precificar errado no delivery, se atualize

Seu mercado provavelmente não está estagnado. Novas receitas, tendências de consumo e concorrência podem mudar o cenário em que você está trabalhando. Se o seu espaço se encaixa nessa conta, considere ajustar o quanto cobra pelo delivery de vez em quando.

Alguns restaurantes enfrentam problemas ao manter seus preços muito rígidos – mesmo quando sua concorrência se adapta às mudanças nas circunstâncias do mercado. Vale a pena notar que este ponto em particular não se aplica necessariamente a todas as empresas.

Se você descobrir que determinado item do seu cardápio não está fornecendo os resultados de que você precisa ou se os preços da concorrência estão se afastando de forma rápida e agressiva do que você está cobrando, considere atualizar seu preço para acompanhar o ritmo.

 

4. Não influir nas margens de lucro em vários produtos

Um erro que alguns donos de restaurantes costumam cometer é insistir em uma margem de lucro uniforme para todas as suas ofertas. Por exemplo, vamos supor que seu delivery venda dois lanches – um que custa R$10 para produzir e outro que custa R$20.

Pode ser fácil se fixar na ideia de obter uma margem de lucro consistente com ambos os produtos – vendendo-os a R$20 e R$30, respectivamente. Essa margem pode parecer ideal no papel, mas provavelmente não funcionaria muito bem na prática.

Itens diferentes têm mercados diferentes, normalmente preenchidos com compradores diferentes. Então, naturalmente, esses produtos devem ser precificados para refletir essa variabilidade. 

Não fique muito fixado na ideia de simplificar demais sua estratégia de preços para obter uma margem estável em todos os seus produtos. Ir por esse caminho pode sufocar seriamente as vendas.

 

É preciso estratégia para não precificar errado no delivery 

Às vezes, mudanças rápidas de preços são feitas de forma limítrofe – sem muita pesquisa, pensamento ou estratégia legítima. E esse tipo de tomada de decisão precipitada geralmente significa que o alinhamento adequado com os objetivos de negócios é deixado de lado. 

Suas alterações de preços precisam estar alinhadas com suas metas de marketing e vendas. Você precisa considerar os números quantitativos e concretos que deseja atingir – juntamente com as implicações que suas alterações podem ter na satisfação do cliente e na identidade da marca. 

Não faça nenhuma alteração de preços sem uma compreensão completa do que você deseja deles e se eles atenderão aos seus objetivos de negócios abrangentes – e esse processo exige muita pesquisa, previsão sólida, comunicação entre departamentos e uma imagem das necessidades do seu delivery. 

 

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