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05 erros que impedem o crescimento do seu negócio local

Desenvolver uma estratégia de negócio eficaz e medir os resultados de suas escolhas é essencial se você deseja construir um restaurante sólido e destinado a prosperar ao longo do tempo. Você tem que encontrar o nicho certo, encontrar sua estabilidade e depois pensar em crescer.

Mas é precisamente no caminho da estabilidade para o crescimento que se encontram as armadilhas em que é mais fácil cair. Isso pode levar a uma desaceleração ou, na pior das hipóteses, estragar todos os sacrifícios feitos para construir seu negócio. É por isso que conhecer antecipadamente os erros mais fáceis de cometer pode ajudá-lo a desenvolver a mentalidade empreendedora certa.

Se você não planeja atividades estratégicas para o crescimento do seu restaurante local, você está praticamente planejando o seu fracasso. Isso parece uma afirmação trivial para você? Ainda assim, isso acontece com mais frequência do que você pensa. 

Como empreendedor, você tem um enorme impacto positivo, tanto econômico quanto social. Crie bem-estar para você, seus funcionários, fornecedores e clientes. Mas, sem saber, às vezes você comete erros que frustram seus esforços e impedem que você alcance seus objetivos. O primeiro passo para evitar continuar a cometer esses erros é entendendo quais são.

Não podemos mudar o que não entendemos, certo? Aqui estão 5 erros que você pode cometer e que podem impedir o crescimento do seu negócio local. 

Aponte para o crescimento do seu negócio local com a mentalidade empresarial certa.

 

 

#1 Querendo expandir o negócio local muito rapidamente

O ditado “tudo no seu tempo” também se aplica aos negócios. 

O equívoco mais comum é ser presunçoso depois de adquirir os primeiros clientes. O resultado é querer mirar cada vez mais alto, sem antes ter uma base sólida, os conhecimentos necessários e, sobretudo, a paciência de dar um passo de cada vez. 

Ao almejar o crescimento, os proprietários de pequenas empresas podem cometer erros. Então, aprenda a usar os erros para o benefício do seu negócio.

Não é fácil gerenciar e fazer crescer um pequeno restaurante local. Os proprietários de pequenas empresas geralmente são responsáveis por todos os aspectos de seus negócios, de vendas a marketing, de TI a jurídico. Essa abordagem polivalente, que muitas vezes é o motor do crescimento do negócio, também pode se tornar o motivo de seu fracasso quando um pequeno empresário que cuida de tudo acaba subestimando alguns aspectos básicos do sucesso empresarial.

Concentrar-se no objetivo final não significa necessariamente perder de vista os passos intermediários necessários para alcançá-lo.

A falência, mais ou menos grave, pode ser uma grande lição para os empresários, sejam eles especialistas ou iniciantes.

O sucesso inicial da sua empresa é ótimo, mas o negócio não é uma corrida por si só, é uma maratona. Você precisará ser resiliente, consistente e consolidá-lo ao longo do tempo.

Conseguir que algumas pessoas experimentem seu produto ou serviço também pode ser bastante simples. Mas o maior desafio é construir uma grande base de clientes e mantê-la. Depois de chegar a esse ponto, você pode planejar a expansão do seu negócio local.

Você precisa validar seu modelo de negócios, ter clareza sobre seu foco estratégico e garantir um crescimento sustentável. Não se deixe enganar por grandes números. Sempre considere que há lucratividade no que você faz, caso contrário os custos logo serão um empecilho e você perderá eficiência na produção. 

 

 

#2 Negligenciar as pessoas

As pessoas gostam de trabalhar com aqueles que as valorizam. 

Se você negligenciar seus clientes, fornecedores ou sua equipe, sua determinação de ter sucesso pode fazer com que seus parceiros se sintam desvalorizados e deixados de lado. 

Se você se deparar com um êxodo em massa, sejam seus funcionários ou seus clientes, faça o que a maioria das empresas tem medo de fazer: pergunte às pessoas que estão saindo como melhorar as coisas.

Depois disso, construa uma equipe de consultoria composta por essas mesmas pessoas para garantir que você detecte problemas antes que eles se tornem problemas no futuro.

Quando foi a última vez que você se preocupou com as pessoas com quem trabalha? Acredite, seus funcionários se lembram muito bem disso. 

No momento em que você percebe que sua equipe perdeu o entusiasmo, você precisa fazer todo o possível para tornar sua empresa o lugar onde as pessoas querem voltar todos os dias, e não apenas pelo salário. 

Crie um espírito de equipa organizando almoços ou aperitivos durante os quais a equipe possa se reunir. Peça aos funcionários que sugiram ideias para criar um “Dia da Equipe” todo mês (ou mesmo toda semana). O envolvimento no local de trabalho é essencial para alcançar grandes objetivos.

 

 

#3 Não aceitar críticas sobre o seu negócio local

À medida que os negócios avançam, é fácil perder de vista o que está ao seu redor. Isso pode levar até mesmo as pessoas mais motivadas ao erro. 

Aprenda a aceitar críticas à sua empresa, internas e externas, e a ouvir com humildade, mesmo quando não goste do que ouvir. A crítica construtiva pode ajudá-lo a evitar erros futuros antes que eles causem danos.

Portanto, da próxima vez que algo o impedir de administrar seu negócio, preste atenção no que você pode aprender com seus erros, para evitar repeti-los. Enfrentar a falência pode ser o que sua empresa precisa para crescer.

 

 

#4 Não ter objetivos claros de curto e longo prazo

Definir objetivos claros a curto e longo prazo é o que lhe permitirá verificar o real crescimento do seu negócio local. Não subestime nem um nem outro, pois ambos têm a mesma importância.

Metas de curto prazo permitirão que você comprove e meça o progresso real. Os de longo prazo, por outro lado, mostrarão a direção a seguir, eles serão sua bússola. Se você souber para onde está indo, será mais fácil identificar as ações a serem tomadas para chegar lá.

 

 

#5 Não seja proativo e imite a concorrência

Ninguém jamais poderia imaginar o surto de uma pandemia afetando economias ao redor do mundo. A lição aprendida para enfrentar uma crise tão séria é que é preciso ser proativo e flexível.

Os objetivos são muito importantes, assim como as estratégias a serem iniciadas, mas não precisam ser verdades absolutas. Imprevistos podem acontecer a todos, e a qualquer momento, sem dar nenhum tipo de aviso. A única maneira de superá-los é ser capaz de reverter o curso com velocidade e novas ações direcionadas.

A competição pode ser um ponto de referência para as decisões, mas não precisa ser uma obsessão. É certo monitorar como os concorrentes se movem em seu mercado, mas repetir o que eles já fizeram pode ser contraproducente.

Primeiro, porque o que funcionou para eles pode não funcionar para você. Segundo, porque é justamente a diferenciação do seu produto, assim como a sua comunicação, que fará você se destacar da multidão.

 

 

Aponte para o crescimento do seu restaurante local, evitando os erros de negócios mais comuns

Começar e acima de tudo fazer crescer uma empresa, como vimos, não é fácil. Muita pressa, falta de habilidades, equipe desqualificada ou não ter objetivos claros e se ver perseguindo a concorrência – todos esses são erros comuns de negócios, muito mais do que você imagina.

Ser empreendedor não é fácil. Tenha cuidado para não ficar sobrecarregado com muitas tarefas e preocupações, não perca a motivação e a confiança. Se você se sente sobrecarregado pelos eventos, ou sente que está em um impasse, corre o risco de cair nos braços do estresse crônico e deletério. Como empresário, você não pode pagar por isso.

Descubra como identificar e lidar com o esgotamento antes que seja tarde demais. Comece verificando se você está cometendo um dos erros que vimos juntos e encontre sua mentalidade empreendedora correta. 

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