fbpx

Eclética Blog

Nutrindo o mercado do food com conhecimento

Delivery integrado com iFood, Rappi e os principais APP´s de vendas do mercado.

Nutrindo o mercado do food com conhecimento

Delivery integrado com iFood, Rappi e os principais APP´s de vendas do mercado.

05 dicas que funcionam para fidelizar os clientes do restaurante

Se você quer saber com fidelizar os clientes, construir um bom relacionamento e por que isso é tão importante, leia até o fim.

De acordo com um estudo de Havard sobre a Starbucks, a satisfação do cliente tem um enorme impacto na receita gerada por um negócio de restaurante.

Por quê?

É muito mais barato e fácil manter um cliente do que tentar adquirir um novo. 

Fidelizar o seu restaurante significa tornar uma pessoa fiel ao seu restaurante, criando uma relação sólida e duradoura ao longo do tempo. O cliente se sentirá parte do seu negócio para que possa recomendá-lo a seus amigos e familiares. 

Reter mais uma pessoa para o seu restaurante significa aumentar o seu volume de negócios! Quanto mais clientes você puder manter a longo prazo, mais seu negócio como restaurante crescerá. 

Talvez você não saiba que cada novo cliente custa 7 vezes mais do que ativar um existente; isso porque para criar um novo contato você tem que implementar várias técnicas de marketing (caro) enquanto para mimar um cliente que já visitou seu restaurante realmente custa muito menos.

Reter a clientela de um restaurante é essencial!

Um restaurante dos sonhos que se preze tem fãs reais como clientes, então vamos ver juntos 5 ideias para transformar seus clientes ocasionais em clientes regulares…

 

O cliente será fiel quando se tornar seu amigo.

Como você pode se tornar amigo de alguém que frequenta o seu negócio? 

Crie um lugar agradável onde você possa comer bem com uma marca que vá direto ao coração da pessoa sentada à mesa.

Agora chegamos ao ponto mais legal deste artigo.

 

 

Os 5 passos para fidelizar os clientes do restaurante com sucesso

 

1. Converse com seus clientes

O primeiro passo é conversar com seus clientes, conhecê-los e fazer perguntas pelas quais eles se lembrarão de você. Muitas vezes, o lado humano é esquecido pelos empresários e esta é a razão pela qual uma pessoa vai escolher outro lugar para comer em vez do seu restaurante. 

Como fazer? 

Pergunte ao seu cliente o nome dele, deixe-o sentar, pergunte o que ele faz na vida, quais são suas paixões e se ele tem um prato favorito em seu menu! Resumindo, seja lembrado como PESSOA diante de um  RESTAURANTE. 

Um cliente fiel, ou seja, a pessoa que voltará muitas vezes ao seu negócio dará menos peso ao preço dos seus pratos e ficará satisfeita com a experiência, sabores e pratos que encontra!

Ele será um verdadeiro Fã quando começar a criar um boca a boca realmente positivo sobre seu restaurante e lhe trará outros clientes porque confia cegamente em seu trabalho.

LEMBRE-SE SEMPRE DE: 
  1. Perguntar o nome do cliente
  2. Falar com a pessoa e descubra detalhes sobre ela
  3. Perguntar quais são suas preferências de comida e vinho

Lembre-se desses detalhes para a próxima vez que você realizar um atendimento e assim será mais fácil fidelizar os clientes quando chegarem.

 

 

2. Analise e estude seus clientes

Analisar e estudar as pessoas que frequentam o seu local é parte fundamental do seu negócio. Existem softwares (felizmente eu diria..) que permitem registar todos os contatos que frequentam o seu restaurante. 

Além de ser muito útil porque, ao contrário de você, ele nunca sai de férias, o software de gestão, também chamado de CRM, oferece vários serviços, como o menu digital, a gestão de pedidos eletrônicos que permitem monitorar os estoques e quais são os pratos para recomendar aos seus clientes.

Seu restaurante tem um CRM? Se a resposta for NÃO, providencie.

Por que ter software é importante? 

Ao cadastrar todos os seus clientes em seu software você poderá conhecer sua Taxa de Retenção em nível MATEMÁTICO, ou seja, a taxa de fidelização dos clientes do seu restaurante, será mais fácil avaliar objetivamente com dados em mãos, como está o seu negócio e como gerenciar qualquer declínio na fidelidade.

 

 3. Verifique a taxa de retenção 

O cálculo da Taxa de Retenção de Clientes:

Como é calculada a Taxa de Retenção de Clientes (vamos abreviar para TRC)? 

Tomando como referência um determinado período do ano, por exemplo, agosto de 2021 de 1 a 31 de agosto. 

Notaremos os clientes iniciais iguais a 200, depois os finais 280 então os novos clientes serão iguais a 80. Para calcular a agora subtraímos, 280 de 200 e obtemos 80, depois dividimos 80/200 e obtemos 0,4 agora para calcular o TRC multiplicamos 0,4×100 = 40% 

Agora você está pensando “então esse cálculo realmente vai me fazer faturar mais?”

A resposta é sim! 

Foco num médio-longo prazo, onde se presta atenção aos novos clientes mas também aos que já são habituais, procurando sempre novas ideias para os surpreender e fazer com que se sintam parte do seu negócio! 

Os clientes do seu restaurante estarão muito mais dispostos a voltar para você.

 

 

4. Ofereça um incentivo para fidelizar os clientes

A isca digital é um incentivo gratuito que você oferece aos seus clientes para incentivá-los a retornar ao seu local. Isso pode aumentar muito a fidelização do restaurante, pois permite que você, após a primeira compra, faça seu cliente voltar em um determinado período de tempo e BOOM aqui está o desconto ou um conteúdo inesquecível para ele! 

Dessa forma, a pessoa se sentirá especial e retornará com prazer ao seu lugar.

 

LEMBRE-SE: uma boa isca digital deve ter as seguintes características:

  • GRÁTIS então um pensamento que você dá de coração (vale-presente para comer no seu restaurante)
  • ESPECÍFICO com base no seu restaurante; então, se for uma hamburgueria, você pode doar um e-book sobre como cozinhar carne
  • DE VALOR deve ser útil e utilizável 
  • SIMPLES, portanto, intuitivo e fácil
  • BÔNUS para poder usar 

Então, como aumentar a fidelidade do cliente no meu restaurante dos sonhos de forma prática e fácil de entender?

 

5. Crie sua estratégia de marketing

Desenvolva sua estratégia para reter e reter seus clientes.

Você aprendeu que um cliente antigo é muito mais fácil de atrair novamente e, portanto, agora IMPLEMENTAMOS ESTRATÉGIAS para MAXIMIZAR nossos lucros. É muito importante ter em conta que a pessoa é o centro do nosso negócio, pelo que é fundamental compreender o público-alvo do nosso restaurante, aqui poderá aprofundar o tema do target para o seu negócio.

 

Após ter estudado e estudado seu alvo, você pode começar:

Crie HYPE ou o desejo de participar de uma competição para ganhar um determinado prêmio (por exemplo, UM JANTAR DE LUXO com um delicioso cardápio de lanches artesanais) 

Criar OBJETIVOS que seja um CARTÃO DE FIDELIDADE por qual motivo? Porque atrai o cliente a voltar para si, acrescentando DESCONTOS no seu volume de negócios. O cliente sentir-se-á parte de uma viagem realizada em conjunto e assim que atingir o 5º selo poderá usufruir do desconto de 5% ou posteriormente optar pelos 10%. Um cliente seguro fará com que você ganhe mais dinheiro do que ter o ambiente vazio ou apenas com reservas.   

Crie PROMOÇÕES como ANIVERSÁRIO, com o software instalado nas etapas anteriores que estudamos que podemos ter um plus na empresa e ENTÃO? Enviamos uma MENSAGEM DE PROMOÇÃO para o ANIVERSÁRIO DO CLIENTE. Desta forma ele se sentirá pensado e consequentemente importante ao mesmo tempo talvez ele venha até você para sua festa de aniversário! 

Utilizando o seu menu digital pode inserir o QR CODE com uma automação de Marketing que lhe permite criar sempre novos jogos e descontos para os seus clientes fiéis. Ainda não criou seu cardápio digital?! Leia nosso artigo para projetá-lo hoje!  

Você chegou ao final dessas 5 dicas práticas para fidelizar os clientes do restaurante. Tem alguma dúvida ou questão sobre os passos a seguir para criar o seu restaurante de sonho? 

Continue acreditando e você criará um verdadeiro sonho em forma de restaurante! 

especialistas em SISTEMA PARA RESTAURANTE

Tire dúvidas e compreenda como a solução definitiva da Eclética para hamburguerias, pizzarias, franquias e restaurantes pode potencializar seu estabelecimento.